10 Benefícios De Adicionar Mais Proteína À Sua Dieta
Você provavelmente já ouviu falar da dieta cetogênica, um estilo estrito de alimentação com baixo teor de carboidratos e alta proteína, mas isso é bom para você?
Embora estudos mostrem que seguir uma dieta baixa em carboidratos pode ser benéfico para algumas pessoas, seguir uma dieta rigorosa pode ser difícil. Também pode não ser adequado para pessoas que não se dão bem com restrições extremas.
Ficando Saudável da Maneira Certa
Se você leva a sério o controle de sua saúde, provavelmente não deseja seguir uma dieta da moda que pode não ser saudável para você.
Seguir uma dieta baixa em carboidratos é certamente uma jogada inteligente, mas os benefícios para a saúde de seguir uma dieta cetogênica devem ser ponderados em relação às desvantagens de restrições estritas.
Entrar em uma dieta rica em proteínas pode ajudar a ganhar massa muscular e força, e pode ser a base de um estilo de vida saudável. Investir em pós e suplementos de proteína, como os da Myprotein , provavelmente ajudará você a aumentar sua ingestão de proteínas sem as desvantagens de seguir uma dieta baixa em carboidratos.
Aqui estão 10 maneiras pelas quais adicionar mais proteína à sua dieta pode beneficiá-lo a curto prazo, bem como a longo prazo.
1. Perder peso
Uma dieta rica em proteínas é frequentemente recomendada para pessoas que estão tentando perder peso, porque uma dieta rica em proteínas e baixa em carboidratos pode ajudá-lo a perder mais gordura .
Não há como negar que seguir uma dieta baixa em carboidratos pode dificultar o consumo de calorias suficientes. Aumentar sua ingestão de proteínas pode ajudá-lo a manter sua ingestão de calorias para que você não experimente o temido “modo de fome”.
No entanto, há também outros fatores que entram em jogo. Por exemplo, permanecer em qualquer regime de dieta é difícil e exigirá compromisso de sua parte. É por isso que incorporar exercícios e um estilo de vida saudável provavelmente será mais benéfico no final.
2. Dormir melhor
Uma dieta rica em proteínas pode ajudá-lo a dormir melhor devido ao aumento dos níveis de serotonina. Este neurotransmissor é liberado quando você acorda se sentindo revigorado ou após uma boa noite de sono.
Para muitas pessoas, ter dificuldade em adormecer devido à ansiedade e ao estresse é uma ocorrência cotidiana.
Felizmente, livrar-se do estresse e da ansiedade muitas vezes pode ser alcançado por meio de técnicas de relaxamento, como a meditação.
3. A Resposta do Despertar
Se você acordar sentindo-se revigorado e cheio de energia, é provável que esteja alcançando a “resposta do despertar”.
A resposta ao acordar acontece quando você consome uma dieta rica em proteínas e baixa em carboidratos. A proteína é a fonte de aminoácidos – os blocos de construção do seu corpo que também estão presentes no seu ciclo de sono. Os aminoácidos tornam-se uma fonte de energia e depois se ligam ao triptofano.
4. Cabelo melhorado
Uma dieta rica em proteínas também pode ajudar no crescimento do cabelo, além de melhorar a saúde do couro cabeludo e do cabelo em geral.
O uso de pós de proteína em seu smoothie matinal aumenta a energia, aumentando a produção de hormônios de crescimento no corpo. É frequentemente usado por indivíduos que desejam reduzir seus níveis de peso atuais e, ao mesmo tempo, melhorar seus níveis de saúde e condicionamento físico.
5. Mantendo sua pele saudável
Você provavelmente sabe que, quando está comendo uma dieta rica em carboidratos, sua pele pode começar a parecer áspera, sem brilho e enrugada.
A proteína é essencial para o crescimento de novas células da pele e produção de colágeno. À medida que você começa a consumir mais proteína, notará que sua pele fica mais macia e suave. Você também notará que menos rugas aparecem em seu rosto também!
O processo de envelhecimento é algo que todos tentamos desacelerar o máximo possível, mas a verdade é que existem muitas maneiras de fazê-lo. Mudando sua dieta e adicionando um maior teor de proteína a ela, é possível retardar consideravelmente o processo de envelhecimento em sua pele.
6. Benefícios do Exercício Impulsionado
Existem centenas de benefícios que você pode esperar ao consumir proteína em pó em seu smoothie.
Um dos mais significativos é que aumentará significativamente seus níveis de energia. Você achará muito mais fácil passar o dia e assumir qualquer atividade física que tenha planejado!
Você também notará que o aumento dos níveis de energia pode levar a uma melhor digestão e a uma relação sinérgica com os órgãos internos do seu corpo. Esses benefícios adicionais levarão a mais saúde geral e menos chance de experimentar vários distúrbios no corpo.
7. Unhas melhores
O corpo precisa de proteína para manter e reparar tecidos, músculos, ossos e sangue.
Quando o corpo não recebe proteína suficiente, pode resultar em problemas como unhas quebradiças ou queda de cabelo, os quais podem ser angustiantes para a pessoa afetada e podem até ter efeitos indiretos em sua saúde mental.
8. Mais foco
Enquanto você dormia, seu corpo criou proteínas que são conhecidas por terem uma ligação com os níveis de concentração.
Essas proteínas, conhecidas como fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e neurotrofina-3, podem ser encontradas no sangue de quem consome mais proteína do que o habitual.
Isso ocorre porque o BDNF pode viajar do sangue para o cérebro e estimular a liberação de outros mensageiros químicos importantes que são responsáveis por facilitar a contração e o relaxamento muscular.
9. Maior controle do apetite
Comer uma refeição rica em proteínas pode ajudá-lo a evitar a compulsão por alimentos não saudáveis.
Isso ocorre porque a proteína age como um sinal para o cérebro de que você não está mais com fome, mas também porque a proteína estimula a produção de glucagon . A principal função do glucagon é controlar os níveis de açúcar no sangue e insulina, convertendo glicogênio em glicose quando eles estão baixos.
Isso ajudará você a se sentir satisfeito por mais tempo, levando a mais autocontrole e menos chance de comer alimentos não saudáveis.
10. Humor Elevado
A proteína é o bloco de construção da serotonina, um neurotransmissor que desempenha um papel na estabilidade do humor.
Existem vários estudos que sugerem que as pessoas que seguem dietas ricas em proteínas se sentem mais enérgicas e felizes em comparação com aquelas que seguem dietas com baixo teor de proteínas.
O aminoácido essencial triptofano, conhecido por suas propriedades estimulantes do humor, também é liberado durante a digestão de proteínas. Ele encontra o caminho para o cérebro para ser convertido em serotonina depois de interagir com uma enzima chamada triptofano hidroxilase.