Fígado

Fígado: O maior órgão sólido do corpo, situado na parte superior do abdome do lado direito. 

O fígado tem uma infinidade de funções importantes e complexas, incluindo a fabricação de proteínas, incluindo albumina (para ajudar a manter o volume de sangue) e fatores de coagulação do sangue; sintetizar, armazenar e processar gorduras, incluindo ácidos graxos (usados ​​para energia) e colesterol; metabolizar e armazenar carboidratos (usados ​​como fonte de açúcar no sangue); para formar e secretar bile que contém ácidos biliares para auxiliar na absorção intestinal de gorduras e vitaminas lipossolúveis A, D, E e K; eliminar, metabolizando ou secretando, os produtos bioquímicos potencialmente nocivos produzidos pelo organismo, como a bilirrubina, da quebra de hemácias velhas e a amônia da quebra de proteínas; e para desintoxicar, metabolizando e/ou secretando drogas, álcool e toxinas ambientais.

COISAS SURPREENDENTES QUE PODEM DANIFICAR SEU FÍGADO

Muito açúcar não é apenas ruim para os dentes. Também pode prejudicar seu fígado. O órgão usa um tipo de açúcar, chamado frutose, para fazer gordura

Muito açúcar refinado e xarope de milho rico em frutose causa um acúmulo de gordura que pode levar a doenças do fígado. 

Alguns estudos mostram que o açúcar pode ser tão prejudicial para o fígado quanto o álcool, mesmo se você não estiver acima do peso. É mais uma razão para limitar os alimentos com adição de açúcares, como refrigerantes, doces e doces.

Mesmo que o rótulo diga “natural”, pode não ser bom para você. Por exemplo, algumas pessoas tomam uma erva chamada kava kava para sintomas da menopausa ou para ajudá-las a relaxar. 

Mas estudos mostram que isso pode impedir que o fígado funcione corretamente. Isso pode levar à hepatite e insuficiência hepática. Alguns países proibiram ou restringiram a erva, mas ela ainda está disponível nos EUA. Você deve sempre conversar com seu médico antes de tomar qualquer erva para se certificar de que são seguras.

Excesso de peso

A gordura extra pode se acumular nas células do fígado e levar à doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Como resultado, seu fígado pode inchar. Com o tempo, pode endurecer e cicatrizar o tecido do fígado (os médicos chamam isso de cirrose). 

É mais provável que você tenha DHGNA se estiver com sobrepeso ou obesidade, meia-idade ou diabetes. Você pode ser capaz de mudar as coisas. Dieta e exercício podem parar a doença.